terça-feira, 5 de julho de 2011

Refletindo...



 Estava conversando esses dias com um colega muito querido a respeito de mitologia, da sua criação e de seu uso. A mitologia, os mitos e as lendas foram criados por nossos antepassados para suprir as falhas da ciência. Alguns mitos e histórias publicadas aqui, como a Pisadeira no folclore brasileiro, são soluções palpáveis para aquela época. “Como explica a estranha dor de barriga que você sente quando vai dormir após uma refeição? Ah! Foi a Pisadeira! Ela veio por causa da minha barriga cheia!”. De certa forma, há uma lógica nisso, a causa primária é a barriga cheia, por isso veio a dor (ou a Pisadeira).
            Seguindo essa lógica, muito dos mitos, lendas e contos tem uma lógica real. Porém há contos e mitos que realmente desafiam a gente a crer que existe um fundo real. A questão que mais me intriga na verdade, é a questão da existência do bem e do mal.
            Não consigo crer na maldade pura, crer que exista um ser que é somente mal. Logo não creio no Demônio.
 Pensem comigo: 

1.      Deus em sua infinita sabedoria e perfeição não cometeria o erro de criar algo poderoso o suficiente para intervir em seus planos e ignorante a ponto de se rebelar contra ele. Deus é um ser perfeito e o erro é característica humana, não divina. 
2.      A maldade é a ausência da bondade; é a ausência plena de amor e caridade; é a ignorância em sua forma bruta; a ignorância é a falta de conhecimento. Deus ama todas suas criaturas, logo, não existe nenhuma criatura que desconheça seu amor, pois está gravado em seu inconsciente. Sendo assim, não existe a maldade plena e por fim, não existe criatura que seja totalmente má. 
3.      A maldade dos atos é apenas a falta de conhecimento das consequências que isso nos causa. A maldade fere a alma e transfigura sua essência, ferindo e maltratando apenas aquele que pratica e que deixa praticar.

Bem, essa é minha visão sobre o assunto. São alguns argumentos que me levam a crer isso. Gostaria que postassem sua opinião e sugestão para os próximos temas abordados.
     
 


Obrigada pela atenção. ♥




Um comentário:

  1. o 2º me deu um pequeno nó na cabeça, mas entendi xD
    faz um certo sentido

    ResponderExcluir