domingo, 26 de junho de 2011

O Guaraná


Entre os Índios Maués nasceu um menino muito bonito, de bom coração e de inteligência fabulosa. Como era muito esperto e alegre todos na tribo o admiravam.
Jurupari, o espírito do mal, ficou com inveja da criança e passou a espreitar para acabar com sua vida. A tarefa não era das mais fáceis, já que os outros índios sempre estavam à sua volta, principalmente os mais velhos que se sentiam na obrigação de protegê-lo. Mas Jurupari não sossegaria até fazer o mal ao pequeno.
           Num dia, o menino brincando acabou se afastando dos outros índios. Encontrou uma árvore e tentou colher uma fruta. Jurupari se aproveitou e, na forma de uma cobra, deu o bote sobre a criança, matando-o.
A noite chegou e deram por falta da criança. Começou a procura por toda a tribo. Até que o encontraram morto aos pés da árvore. A notícia logo se espalhou com a tristeza geral na tribo.
Todos lastimavam a inusitada morte da criança mais amada de toda a tribo dos Maués. Chorou-se por várias luas ao lado do corpo inerte.
Num dado momento durante o funeral, um raio caiu justamente ao lado do garoto morto. "Tupã também chora conosco", disse a mãe da criança, "vamos plantar os olhos de meu filho para que deles possa nascer uma planta que nos trará tanta felicidade quanto o menino em vida nos trouxe". E assim fizeram!
           Foi assim que dos olhos do pequeno índio nasceu o guaraná, fruta viva e forte como a felicidade que o pequeno indiozinho dava aos seus irmãos. 









Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO SEU SITE E PRETENDO POSTA-LO NO LIVEJOURNAL QUE É O SITE DO JORNAL DE PARIS. ESPERO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO PARA GRAVARMOS UMA ENTREVISTA PARA EU PUBLICAR NA PRIMEIRA PÁGINA DO MESMO.
    TENHO TELEFONE DE VÁRIOS PAÍSES MAS IREI LHE DAR O MEU OI DO BRASIL. MEU NÚMERO É (081)8477-9208
    ESPERO CONTATO ..

    ResponderExcluir